Relatório Anual 2020

Medicamentos para as pessoas

Relatório Anual 2020

Medicamentos para as pessoas

Nossas equipes e parceiros avançaram em mais de 40 projetos de P&D em 2020, incluindo 22 ensaios clínicos conduzidos em 83 centros localizados em 28 países. Mais de 3.000 pacientes – quase metade deles, crianças – foram ativamente inscritos nos ensaios da DNDi. Também mobilizamos nossas redes e aplicamos à COVID-19 nossa experiência em P&D sem fins lucrativos, voltada para as necessidades e para o acesso.

Confira nosso Relatório Anual para saber mais sobre os avanços que nossas parcerias estão trazendo para pacientes negligenciados.

‘2020 também é um ano em que olharemos com orgulho para os enormes esforços que nossas equipes e parceiros mantiveram em mais de 40 projetos de P&D, permanecendo firmes em nosso compromisso com pacientes negligenciados contra desafios imprevistos e perspectivas difíceis.’

Dra. Marie-Paule Kieny, presidenta do Conselho Diretor
e Dr. Bernard Pécoul, diretor executivo da DNDi

2020 em números

Portfólio de P&D

• 40+ projetos
  • 20+ novas entidades químicas
  • 92.360 compostos químicos avaliados

Estudos clínicos

• 22 ensaios clínicos em 8 áreas de doenças em 83 centros em 28 países
  • 3.140 pacientes inscritos em estudos ativos
  • 49% dos pacientes inscritos são crianças

• 46 publicações científicas revisadas por pares
  • 98% publicados em revistas de acesso aberto
  • 50% com uma mulher como autora ou coautora principal
  • 74% tinham pelo menos um autor de uma instituição parceira em um país endêmico

Maximizando o modelo de parcerias

• Razão 4,6: 1 de FTEs* em parceiros vs. FTEs DNDi
  • 14:1 proporção FTEs de parceiros vs. FTEs DNDi na África

Contribuições e despesas

• 56 milhões de euros em fundos plurianuais garantidos
  • 5 milhões de euros em contribuições em espécie e financiamento colaborativo de parceiros
  • 89% dos gastos em nossa missão social para maximizar o impacto para pacientes negligenciados

Promovendo soluções inclusivas e sustentáveis

• 1.275 pessoas treinadas para apoiar a pesquisa clínica na África, Ásia e América Latina
  • Cerca de 66% de todos os FTEs* de parceiros de P&D estão na África

*Colaboradores equivalentes a tempo integral

Do laboratório às mãos do paciente

R&D Portfolio December 2020
Portfólio DNDi dezembro de 2020

Atuando como ‘maestros de uma orquestra virtual’, colaboramos com parceiros de pesquisa em todo o mundo em todas as fases do processo de P&D.

Nosso portfólio de P&D inclui 48 projetos e mais de 20 novas entidades químicas para 8 áreas de doenças (em dezembro de 2020).

Novos tratamentos em desenvolvimento clínico

Um total de 22 ensaios clínicos em 2020:

• 6 ensaios clínicos iniciados
  • 15 ensaios clínicos em andamento
  • 1 ensaio clínico concluído

O caminho a seguir: nosso novo plano estratégico

Em 2020, dezenas de parceiros e doadores que apoiam nosso trabalho desde 2003 se juntaram a nós para fazer um balanço de nossos avanços e acompanhar nossas equipes na organização de um plano de ação ambicioso para pacientes negligenciados para os próximos anos.

Nosso novo Plano Estratégico 2021-2028 traça uma jornada de oito anos para fornecer 15 a 18 novos tratamentos, para um total de 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos.

Nosso trabalho contribuirá diretamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Cobertura Universal de Saúde; abordagens multissetoriais de One Health (Saúde Única) para controle e eliminação de doenças; e as estratégias da OMS, incluindo o Roteiro 2030 para Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs). Uma medida fundamental de nosso progresso compartilhado para atender a essas ambições será o ponto em que os sistemas de saúde forneçam assistência médica para todos, incluindo mulheres, crianças, os pobres, pessoas com doenças negligenciadas ou estigmatizadas e aqueles que estão à margem da sociedade.

Informações Financeiras 2020

A DNDi vai além das demonstrações financeiras auditadas exigidas e fornece indicadores-chave de desempenho financeiro adicionais sobre despesas e contribuições.

Uma palavra de agradecimento

A DNDi já entregou nove novos tratamentos para seis doenças negligenciadas e tem como objetivo disponibilizar 15-18 tratamentos adicionais até 2028. Somos profundamente gratos pelo apoio de todos os nossos doadores e parceiros, e por seu compromisso e colaboração desde 2003.