Mensagem

da Dra. Marie-Paule Kieny e do Dr. Bernard Pécoul

Compartilhar

O ano de 2019 trouxe enormes progressos para as equipes e parceiros da DNDi no mundo todo. Celebramos nosso 15o aniversário renovando o compromisso de promover a inovação médica para pacientes negligenciados.

Algumas semanas após ser aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos, nosso medicamento mais recente – o fexinidazol, para tratamento da doença do sono – foi registrado na República Democrática do Congo (RDC), país mais afetado por essa doença mortal. Nossas equipes e parceiros abriram caminho para o amplo acesso dos pacientes a esse tratamento oral, inclusive treinando equipes de saúde na RDC, na Guiné, na República Centro-Africana, em Angola e no Sudão do Sul. Em janeiro de 2020, a notícia de que os médicos administraram os primeiros tratamentos para pacientes fora dos estudos clínicos nos deixou entusiasmados.

Com base no sucesso do fexinidazol, estamos desenvolvendo um novo medicamento oral de dose única que pode aumentar radicalmente as chances de eliminação da doença do sono, um dos alvos do plano da OMS para as doenças tropicais negligenciadas (DTNs). Este é um dos mais de 40 projetos de pesquisa e desenvolvimento aos quais estamos nos dedicando para reduzir a enfermidade, o sofrimento e a morte provocados por algumas das doenças mais negligenciadas do mundo.

Acreditamos firmemente que as inovações médicas que buscamos concretizar sejam cruciais para alcançarmos a Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Hoje, mais do que nunca, evidencia-se necessidade de eliminarmos as lacunas na inovação e no acesso a ferramentas médicas especificamente para as pessoas e lugares que mais precisam.

Uma das falhas de inovação que ecoa em nossas equipes é a falta de tratamentos que sejam adaptados às necessidades das crianças que vivem com HIV. No entanto, tratamentos mais apropriados para crianças e seus responsáveis estão a caminho, inclusive graças ao pedido de registro à Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) pela Cipla, em outubro de 2019, de nossa formulação pediátrica de quatro medicamentos antirretrovirais. De fácil administração e com sabor de morango, a fórmula “4 em 1” não requer refrigeração e representa um enorme avanço em comparação com o xarope atual, amargo e com alto teor alcoólico. Enquanto continuamos trabalhando para atender às necessidades médicas de lactantes e crianças pequenas, esperamos que muitos outros tratamentos sejam desenvolvidos no futuro.

Em meio à tragédia da COVID-19, ao olharmos para o ano que passou, continuamos firmes em nosso compromisso com os pacientes negligenciados e estendemos nossa imensa gratidão a todos os profissionais da saúde ao redor do mundo que tanto se arriscam para cuidar dos doentes e conter a pandemia.

Agradecemos aos muitos amigos, doadores e parceiros que continuam conosco enquanto nos esforçamos para levar a melhor ciência aos mais negligenciados.

Em memória de Marleen Boelaert

Lamentamos o falecimento de Marleen em junho de 2020. Uma verdadeira campeã na luta contra as doenças tropicais negligenciadas, ela desempenhou um papel fundamental na DNDi, inclusive como membra do Comitê Consultivo Científico e como consultora em nossos projetos para a doença do sono e as leishmanioses. Todos na DNDi que tiveram a sorte de conhecê-la se lembrarão de sua notável inteligência, sua gentileza, coragem e humildade. Estendemos nossas mais sinceras condolências à família e amigos.

Crédito fotográfico: Emmanuel Museruka-DNDi

Como utilizamos as doações

Todas as doações, sejam pequenas ou grandes, nos ajudam a promover a missão e os objetivos da DNDi

88%

Missão social: P&D, fortalecimento de capacidades e mobilização política (Advocacy)

8%

Administração geral

4%

Captação de recursos